quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

16/01/13 - A palavra de Deus


Ministração : Waldemur
Tema: A Palavra de Deus - Parte 2

CONHECENDO A BÍBLIA POR DENTRO

A Bíblia é constituída de duas partes: O Antigo Testamento - AT, que compreende 39 livros, e descreve a criação e a história do Povo de Deus até a vinda do Messias; e o Novo Testamento - NT, que consta de 27 livros, e descreve a vinda do Messias; Sua vida, morte e ressurreição, Sua segunda vinda, a história dos apóstolos e dos demais discípulos, a história da igreja cristã primitiva e todo o seu desenvolvimento. São ao todo 66 livros.
A Bíblia foi escrita por 40 escritores (mais ou menos), num período que abrange 17 séculos, em diversos lugares, notando-se que os escritores ocupavam posições diversas: há entre eles, pastores, pescadores, sacerdotes, guerreiros, boieiros, estadistas e reis. Há, no entanto, uma unidade admirável em todo os seu conjunto, ou seja, apesar de toda essa diversidade de autores, em nada eles se contradizem. Todos os livros apontam para a pessoa de Jesus Cristo. Ele é o centro de todas as escrituras.

A BÍBLIA É COMPLETA E NA MEDIDA DAS NOSSAS NECESSIDADES

A Bíblia foi escrita por homens inspirados pelo Espirito Santo. Deus queria comunicar aos homens Seu coração e Sua mente. E por isso Ele utilizou meios humanos para alcançar os humanos. E isto em nada prejudica a autoridade divina da Bíblia, pois a linguagem, o estilo e todo o elemento humano são somente o veículo pelo qual Deus revela os Seus princípios e verdades. O tesouro está em vasos de barro.
Qualquer que seja o problema do homem, na Bíblia ele encontra uma resposta, uma direção, uma mensagem que irá transformar a sua situação. A Bíblia é uma obra completa, não necessita de acréscimos ou retiradas. Ela foi feita na medida certa das nossas necessidades. Ela é viva, sempre atual, embora tenha sido escrita a vários séculos. Ela nos mostra o caminho da intimidade com Deus e nos ensina a lidar com nossos problemas cotidianos, tais como: criação dos filhos, casamento, vida profissional, relacionamentos e tudo que concerne à natureza humana.
"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". (2 Timoteo 3:16,17)


PERGUNTA
1) Qual a única maneira de entendermos a Bíblia?
R.: Só podemos entender devidamente a Bíblia se estivermos em harmonia com o Espirito Santo. É Ele quem abre as nossas mentes para compreendermos o seu sentido, e quem dá testemunho em nosso interior da sua autoridade.


ORAÇÃO
Amado Deus, ensina-nos a encontrar na Sua Palavra as respostas para as nossas necessidades, anseios e preocupações, a fim de que a Tua vontade prevaleça em nossas vidas. Em nome de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário