sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Célula 14/11/12 - Drogas e Vícios

Tema: Drogas e Vícios - Parte 1
Lider: Waldemur

Quais os males causados pelas drogas e vícios?

O mal que as drogas e os vícios causam é claro e evidente. Quando nos defrontamos com situações como a dependência química, o tráfico de drogas e o submundo promíscuo que o envolve, brigas por domínio de territórios e o perigo da overdose (dose excessiva e letal ao usuário) , percebemos como é nocivo ao ser humano e à sociedade a existência das drogas.
É bom aqui lembrarmos das drogas oficializadas e bem aceitas pela sociedade, mas que causam um dano igual ou maior que a maconha ou a cocaína. São elas o álcool e o cigarro. Temos vivido um momento em que, devido aos males do câncer de pulmão, a sociedade tem despertado para combater o fumo. Ao mesmo tempo as bebidas alcoólicas tem sido sustentadas debaixo de uma máscara. A propaganda e a mídia, de uma maneira em geral, procuram associar o consumo de bebidas com o sucesso. A imagem de lindas mulheres e ambientes sofisticados escondem na verdade uma droga terrível, chamada álcool, causadora de dependência e que quase sempre é porta de entrada para o uso das outras drogas.
E o que diríamos sobre os medicamentos causadores de dependência? A cada dia cresce o número de pessoas dependentes de drogas vendidas livremente em farmácias, que somente conseguem ter algumas horas de sono se estiverem drogadas. Verdadeiramente o mundo tem clamado por uma solução.

"Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? .... Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm. 6:16,23)

Pergunta:
1) "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm, todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1 Co.10:23). Explique:

Deixamos essa pergunta para que seja meditada por todos os que nos visitam.

Oração:

Senhor Deus, afasta de nós todo vício ou droga, e capacita-nos a levar a Tua Palavra aos cativos e oprimidos, trazendo vida aqueles que estão mortos espiritualmente. Em nome de Jesus. Amém!


Vícios: Recentemente, especialistas criaram uma nova definição de vício: agora, o vício é uma desordem cerebral crônica e não simplesmente um problema de comportamento que pode envolver álcool, drogas, jogos de azar ou sexo.

vício nome masculino
1. defeito pelo qual uma pessoa ou uma coisa se afasta do tipo considerado normal, ficando inapta a cumprir determinado fim ou a desempenhar certa função
2. hábito profundamente enraizado de ações consideradas moralmente condenáveis; libertinagem; desregramento; desmoralização
3. prática de atos geralmente prejudiciais ou moralmente censuráveis; mau hábito; costume condenável
4. disposição natural para algo; propensão irresistível; tendência
5. erro contra as regras da arte ou da ciência
6. hábito repetitivo de praticar certos atos; erro sistemático; mania
7. dependência em relação ao consumo de determinada substância (álcool, tabaco, etc.)

Drogas:
O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes ,alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. 
Atualmente, a definição sobre drogas promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.

As drogas, muitas vezes, provocam alterações no lado: físico, espiritual, mental ou emocional de uma pessoa, mudando seu comportamento. O usuário de drogas torna-se dependente químico, ou seja, necessita ingerir a droga da qual se tornou dependente, por causa das substâncias químicas que a mesma contém. O sistema nervoso central comanda com grande capacidade os nossos impulsos, reações, informações, vontades, pensamentos, movimentos e até as emoções. Então, quando é atingido pelas drogas altera o nosso comportamento. Sendo assim, um usuário de drogas terá muitas vezes suas atitudes, ações e reações distorcidas porque o sistema nervoso central fica carregado de substâncias nocivas que modificam as mensagens que ele distribui ao corpo. Conseqüentemente, um usuário de drogas pode ter uma personalidade desequilibrada e apresentar um comportamento inconveniente ou até mesmo irresponsável.




Algumas drogas já conhecidas:

Heroína: é uma droga opióide semi-sintética, produzida e derivada do ópio, extraído da cápsula (fruto) de algumas espécies de papoila. O consumo de heroína é causa de dependência física e psíquica graves, envelhecimento  acelerado e danos cerebrais irreversíveis, além de outros problemas de saúde. A heroina é a mais viciante e perigosa droga recreativa e uso disseminado.
Maconha: além de outros nomes populares,refere-se a várias drogas psicoativas e medicamentos derivados de plantas do gênero Cannabis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) atesta que o uso da maconha comprovadamente prejudica o desenvolvimento cognitivo (capacidade de aprendizagem), incluindo processos associativos, a capacidade de recordar de itens previamente escolhidos, o desempenho psicomotor em uma grande variedade de tarefas tais como coordenação motora, atenção dividida e tarefas operativas de vários tipos como desempenho em máquinas complexas pelo tempo de até 24 horas depois de fumar somente 20 mg de THC.
Crack:    O crack é uma droga ilegal derivada da planta de coca, é feita do que sobra do refinamento refinamento da “Merla”, que é considerada o “lixo” da cocaína misturada ao bicarbonato de sódio e água. Seus efeitos é tão potente como a cocaína. O crack é uma droga intensa, seu efeito chega rápido ao cérebro de 5 a 10 segundos sua duração é de 5 a 10 minutos.
Alcoolismo: A bebida alcoolica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta e o alcoolismo dela decorrente é um sério problema de saúde pública mundial.
Pesquisas apontam que esta substancia consumida num padrão considerado nociva afeta as regiões responsáveis por habilidades como a memória, aprendizado, auto controle e principalmente motivação.
Cigarro: Cada vez mais, o ato de fumar foi-se assumindo como ato de inovação, e também de sensualidade.
Em geral, as pessoas começam a fumar influenciadas pela publicidade do cigarro nos meios de comunicação em massa. A publicidade é comumente dirigida ao público jovem e passa a imagem, considerada por muitos falsa, de que fumar está associado ao sucesso, independência e liberdade. No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morem por causa do fumo. 
O que compõe o cigarro:
Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, como alguns que citamos abaixo:
- Acetona (removedor de esmaltes)
- Terebentina (para diluir tinta óleo)
- Formol (conservante de cadáver)
- Amônia (desinfetante para pisos e azulejos e privadas)
- Naftalina (eficiente mata baratas)
- Fósforo P4 P6 (usado em veneno de rato)

Lembrem-se fomos criados para dominar sobre todas as coisas.
Como podemos deixar uma planta nos dominar?

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 
Gênesis 1:26 

2 comentários: