quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Célula dia 05/09/12


Lider: Janete
Tema: Ansiedade - Parte 1


Primeiro vamos colocar o significado da Palavra Ansiedade, que está no dicionário Aurélio:

ansiedade
an.si.e.da.de
sf (lat anxietate) 1 Aflição, angústia, ânsia. 2 Psicol Atitude emotiva concernente ao futuro e que se caracteriza por alternativas de medo e esperança; medo vago adquirido especialmente por generalização de estímulos. 3 Desejo ardente ou veemente. 4 Impaciência, insofrimento, sofreguidão.



Nosso estudo descreve a Ansiedade como:

Ansiedade é a preocupação excessiva provocada pelo senso de incapacidade em alcançar determinado alvo ou objetivo.



O que nos leva a viver ansiosos?

Vivemos em um mundo onde o mais fácil é viver ansioso. Uma sociedade cujos valores e conceitos de vida e felicidade não combinam com os princípios da Palavra de Deus. As dificuldades de subsistência em um ambiente extremamente materialista e individualista. A necessidade de competição crescente que nos acompanha desde a infância. A correria comum das grandes cidades. A mania do instantâneo presente no Caixa Rápido, na maquina de refrigerante, no fast-food (lanche rápido), no forno de microondas. O consumismo exacerbado para satisfação de uma compulsão doentia. O viver pelas aparências onde somos avaliados pelo nosso guarda-roupa ou pelo carro na garagem. Tudo isso tem levado as pessoas a andarem cada dia mais ansiosas.
Contudo, este não é o estilo de vida que o Senhor Jesus descreveu para os Seus discípulos. No Sermão do Monte Ele nos orienta: "Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?" Mt. 6:25-34.

Perguntas:

1) O que significa para você a expressão "não andeis cuidadosos (ou ansiosos) quanto à vossa vida..." (Mateus 6:25)?

R: Jesus não está dizendo que é errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais. O que Ele realmente reprova aqui é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa, revelando sua falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus. (Ez. 34:12; 1Pe. 5:7)

2) Quais são as responsabilidades do cristão para usufruir os cuidados providenciais de Deus em sua vida?
R:
a) Obedecer a Deus e à sua vontade revelada. Aqueles que temem a Deus e o reconhecem em todos os seus caminhos tem a promessa de que Deus endireitará as suas veredas;
b) Na sua providência, Deus dirige os assuntos da igreja e de cada um de nós como seus servos;
c) Devemos amar a Deus e submeter-nos a Ele pela fé em Cristo, se quisermos que Ele opere para o nosso bem em todas as coisas.


Oração: 
Senhor Deus, que a Providência Divina seja manifestada na vida de cada um de nós, dando-nos provisão para toda necessidade, ensinando-nos a não viver ansiosos.
Em nome de Jesus. Amém!


Versículos para meditar:
Mt. 6:25-34 / Sl. 127 / Lc. 10:41-42 / Lc. 22:35 / 1Tm. 6:7 / 1Pe. 5:7



Resumo:
A ansiedade na maioria das vezes é um sentimento muito negativo, pois quando nos encontramos ansiosos temos a mudar os nossos hábitos normais. Por exemplo, descontar em comida ou a falta de apetite, descontar em vícios como drogas, cigarros, bebidas. A ansiedade pode causar insônia, depressão, síndrome do pânico etc...

Mas nós cristãos temos que acreditar que Deus cuida de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário