quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Celula 29/08 - SOLIDÃO (parte 2)

Lider: Waldemur

SOLIDÃO...
É o estado de estar só, lugar despovoado, isolamento.

Existem várias definições de Solidão, uma mais dura que a outra. Mas como já falamos, quem tem Jesus em seu coração NUNCA estará só.

O que Deus diz ao solitário?
Em Genesis 2:18 Deus diz: "Não é bom que o homem esteja só".
Está afirmação mostra o plano do Criador em relação ao ser criado, de que este não foi gerado para viver só. Quando o homem se rebela contra Deus, a sua capacidade de se relacionar é afetada. Ele perde a dimensão do relacionamento com Deus e com o próximo. Logo na segunda geração do homem (Caim e Abel) já presenciamos um homicídio. O homem volta a se sentir só.

No princípio Deus visitou o interior do homem para resolver sua solidão e criou a mulher. Agora Deus visita o ventre desta mulher para trazer ao mundo o Seu Filho, estabelecendo nessa terra o ministério da reconciliação. Quando entregamos as nossas vida ao Senhor Jesus, a Palavra diz que somos reconciliados com o Pai. Em consequência, somos chamados a nos reconciliarmos com o nosso próximo, sendo libertos das cadeias da solidão. 

Pergunta:
1) Quando Deus diz: "Não é bom que o homem esteja só ...", em Gn. 2:18, qual era o seu plano para a mulher?
R.: A mulher foi criada para ser a amável companheira do homem e sua ajudadora. Daí, ela ser participe da responsabilidade de Adão e com ele cooperar no plano de Deus para a vida dele e da família (ver Ef. 5:22 - Sl. 33:20 - 70:5 - 115:9, onde o termo "auxilio", referente a Deus, tem o mesmo sentido que ajudadora)

2) Qual a forma de se libertar das cadeias da solidão?
R.: ENTREGAR SUA VIDA AO SENHOR JESUS, para ser reconciliado com o Pai e, consequentemente, com o próximo. Assim, não teremos mais motivos para nos sentir sozinhos, mesmo estando só por algum motivo.

Oração:
Senhor Deus, como fizeste a Adão, criando uma mulher para ser a sua ajudadora, assim manifesta o Teu poder sobre cada um de nós, mantendo-nos libertos das cadeias da solidão. 
Em nome de Jesus. Amem!

Versículos para meditar:
Sl. 23 / Mt. 11:28-30 / 2Tm. 4:6 (solidão de transição), 2Tm. 4:9 (solidão de separação) / Josuel 1:5 / Sl. 27:10 / Slm.46:1 / Jo.14:16-18


Como dizia um dos maiores poetas Vinícios de Moraes:


A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.

A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.

O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.

Vinícius de Moraes


Mas pra quem está em Cristo Jesus NUNCA ESTARÁ SÓ.

Pois... "não mais eu, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2:20


Salmos 23:
1. O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque    tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça    com óleo, o meu cálice transborda.
6. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;    e habitarei na casa do SENHOR por longos dias. Salmos 23:1-6

5 comentários:

  1. Existe a possibilidade de fazer alguma dinamica com base nesse estudo

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz uma na célula. Colocar todos os participantes vendados, desligar as luzes (porém, vc terá que ler um versículo, entao fique em algum lugar iluminado), deixar um clima bem silencioso, e ler um versículo mostrando como Deus esta sempre conosco. Depois vc coloca um hino falando de solidão (eu coloquei "Deus esta sempre do seu lado), quando todos começarem a sentir o hino, vc chama os ajudantes da celula, e calmamente abracem cada integrante vendado, tendo cuidado para se sentirem amados e protegidos.

    Na nossa aqui deu muito certo. O povo sentiu mesmo. Foi muito emocionante.


    Obs.: Autoria minha... kkkkk

    Telma Lobato, Sara Nossa Terra Macapá

    ResponderExcluir
  3. gostei da dinâmica, vou fazer sábado 😊

    ResponderExcluir
  4. Dinâmica ótima vou fazer na minha célula sexta

    ResponderExcluir
  5. Amei 👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻🙏🙏🙏🙏📕📕📕📕

    ResponderExcluir